Domingo, 21 de Setembro de 2008

ABAIXO DO EQUADOR



ABAIXO DO EQUADOR
de Richard Parker

Coleção CONTRALUZ


Páginas - 384



ABAIXO DO EQUADOR, do antropólogo americano Richard Parker, desvenda as especificidades da homossexualidade dos brasileiros e o crescimento de comunidades gays no país. Por meio de inúmeros depoimentos, o autor investiga a função de papéis sexuais, a prostituição masculina como vivência da sexualidade e as conseqüências da epidemia de AIDS no painel do comportamento brasileiro. Parker desperta questões importantes, que desafiam as idéias pré-concebidas sobre desejo entre iguais.



Richard Parker mostra, em ABAIXO DO EQUADOR, como a velha moralidade do certo e do errado, da culpa, pecado e castigo, foi substituída pela moralidade das relações humanas. A nova moralidade, por outro lado, desafiou diretamente a ética sexual predominante. Proclamou os prazeres do corpo, defendendo como justa toda e qualquer forma de amor. O que interessa é a satisfação física. Desafiou os preconceitos sexuais, defendendo a aceitação democrática da diferença. Assim, a controvérsia do amor homossexual perdeu sua força.



Baseado em uma longa pesquisa de campo - conduzida por Parker durante mais de quinze anos -, ABAIXO DO EQUADOR traça um detalhado painel etnográfico dos múltiplos universos sexuais existentes nas ruas. Prostituição masculina, michês, transformistas, produtos e estabelecimentos direcionados ao público gay, direitos de homossexuais e o programa brasileiro de combate à AIDS. O autor explora as transformações nas identidades sexuais e culturais que tomaram forma no Brasil nas últimas décadas.



Nos primeiros capítulos de ABAIXO DO EQUADOR, Parker esclarece como gênero, raça, o histórico de colonialismo e a influência de outros países - principalmente Estados Unidos e Europa - contribuíram para construir a identidade homossexual brasileira. Nos capítulos subseqüentes, ele mapeia a epidemia de AIDS no país, mostrando como a doença mudou o perfil e o comportamento dos homossexuais brasileiros. Parker fala do preconceito existente contra os portadores do HIV e as conquistas junto ao sistema nacional de saúde.



Através desse trabalho único de pesquisa, Parker compara e contrasta o modo de viver homossexual no Brasil a outros países das Américas do Sul e do Norte, e África. Explica, ainda, porque apenas nos último anos o homossexualismo brasileiro saiu do armário. Parker liga essa mudança a um crescente e contínuo processo de industrialização e urbanização, em conjunto com a globalização da economia. ABAIXO DO EQUADOR desmistifica diversas questões: numa sociedade famosa pelo machismo, o homossexualismo é aceito ou apenas tolerado? A comunidade gay brasileira é unida? Como os homossexuais masculinos se vêem? Como a AIDS afetou a comunidade?



o autor - Richard Parker é professor assistente de Saúde Pública na Divisão de Ciências Médico-Sociais e Psiquiatria da Universidade de Columbia. É, ainda, diretor assistente do Centro de Estudos Comportamentais e Clínicos de HIV do Instituto de Psiquiatria do Estado de Nova York.

Um lançamento da Editora Record


publicado por o editor às 02:18
link do post | comentar | favorito
|

.FALE COM A GENTE


.Julho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

14
15
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.PARCEIROS

.arquivos

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

.tags

. annablume

. apicuri

. armariosemportas

. arte erótica

. artes plasticas. livro

. atelie editorial

. atualidades

. autentica

. biblioteca básica

. biografia

. bondage

. cchla-ufrn

. centro editorial e didatico da ufba

. cinema

. civilização brasileira

. coleção: humanitas

. comportamento

. comunicação

. depoimentos

. desatino

. design

. direitos humanos

. dix editorial

. e cruz

. edições gls

. ediouro

. editora fundação perseu abramo

. editora jaboticaba

. educação

. ensaio

. ensaios

. estética

. evento

. fabrica de leitura

. ficção

. ficção histórica

. fics

. fotografia

. garamond

. gay

. gays

. gênero

. global

. gls

. história

. homossexualismo

. inglês

. lançamento

. lesbicas e simpatizantes - gls

. literatura

. literatura erótica

. livro

. livro esgotado

. mensagem do editor

. mídia

. notícias

. nú masculino

. panhol

. paz e terra

. poesia

. política

. raul galalite

. record

. relançamento

. revista

. rio de janeiro

. rocco

. rosa dos tempos

. sá editora

. summus

. summus editorial

. taschen

. ufmg

. ufng

. uicamp

. unesp

. v congresso da abeh

. vivências

. todas as tags

SAPO Blogs

.subscrever feeds